"Perseverar". No Aurélio, "Conservar-se firme e constante".
Partindo dessa definição, pode-se chegar ao objetivo concreto de um grupo de Perseverança. No caso, deve ser algo como "manter os jovens e adolescentes firmes e constantes na fé".
Na prática, os grupos de perseverança são compostos por crianças e adolescentes que, após passar pelo Catecismo, celebraram o Sacramento da Comunhão pela primeira vez - a Primeira Eucaristia. Acontece que em muitos casos, há um "vazio" entre a conclusão do grupo de Catecismo e o ingresso do adolescente num grupo de Crisma ou de Jovens, afim de celebrar o sacramento da Confirmação. É justamente nesse "vácuo" que o jovem se distancia da Igreja e da atividade pastoral, retornando as atividades somente na idade da preparação para a celebração da Crisma.
Os próximos posts irão descrever as atividades de um grupo de perseverança que acaba de nascer, bem como os temas abordados, os desafios encontrados pelo catequista e o fundamental: os resultados obtidos nessa caminhada.
No entanto, é importante salientar que, por se tratar de uma experiencia nova na comunidade e até mesmo na Paróquia (exceto pelos grupos de coroinhas), os resultados são inesperados. Restando assim o esforço de todas as partes envolvidas - Pessoa - Catequese e Família - no intuito de fazer desse grupo uma força viva na comunidade, provocando nos catequizandos o amadurecimento na fé, através das atividades propostas.
Pois bem, sejam bem vindos!
Acompanhem as próximas atualizações e façam uso desse expaço como a mais simples troca de experiências!
Nenhum comentário:
Postar um comentário